sexta-feira, 10 de julho de 2009

CÃO AJUDA CRIANÇAS A SUPERAR DIFICULDADES


Desde o ano de 2008, vem sendo realizada a Cinoterapia, terapia que utiliza um cão como agente motivador para crianças que possuem dificuldades de aprendizagem. Neste projeto são contempladas crianças com faixa etária de cinco a oito anos de idade.

A interação da criança com o animal no contexto escolar representaum fator de motivação significativo para a aprendizagem, uma vez que, a partir do momento que a criança entra em contato com o animal passa a conhecer mais sobre eleseus hábitos, sua alimentação e seus comportamentos, fatores que que estimulam a vontade de aprender e catalisam situações educativas.

Este projeto conta com a colaboração do bombeiro militar e adestrador Idanir José Zambom e sua cadela labradora chamada Fênix, psicopedagoga Dirce Cauduro, fonoaudióloga Flávia Weschenfelder e tem a parceria da Gerência de Educação do município de Arvoredo e do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó .

O uso deste método é bastante atrativo e motivador. Estudos realizados comprovam que, o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. A expectativa dos alunos em ver o cachorro é tanta, que vem melhorando o desempenho de cada um em vários aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário